Hoje trago uma matéria super bacana extraída da Boa Forna, fala sobre o BB Cream o queridinho da mulherada no momento. Sem dúvida alguma, 2012 foi o ano do BB cream no exterior. Nos blogs de beleza e nas rodinhas das aficcionadas por maquiagem, ganhou o posto de o produto tem-que-ter do momento. A explicação de tanto sucesso está numa única palavrinha: praticidade. "Multifuncional, o cosmético oferece até cinco benefícios. Funciona como hidratante facial, primer, base, filtro solar e tratamento - seja antiacne, antirrugas ou clareador", explica a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Item obrigatório na mala de quem viajava ao exterior, a novidade já está disponível no Brasil e, assim como acontece nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, tende a crescer ainda mais por aqui com o lançamento de novas marcas.
Descoberta recente? Nem tanto...
Apesar da fama mundial no último ano, o BB Cream (de blemish balm ou beauty balm, bálsamo da imperfeição ou da beleza, em português) está longe de ser um novato - tem mais de 50 anos! O primeiro BB cream de que se tem notícia foi criado por uma dermatologista alemã nos anos 1960 e era usado no pós-operatório de pacientes que se submetiam principalmente a procedimentos estéticos para regenerar a pele e camuflar hematomas e vermelhidão. Ao longo de várias décadas, ele permaneceu restrito aos consultórios até que desembarcou na Coreia do Sul, onde caiu no gosto das celebridades locais. Intitulado como o segredo de beleza das estrelas sul-coreanas, sua fama se espalhou rapidamente por países como Japão e China - lá a pele branquinha e imaculada é questão de status. "Foi só por volta de 2010 que ele despertou o interesse da indústria cosmética europeia e em 2011 surgiu o primeiro BB cream naquele continente", conta Silvana Nakayama, coordenadora do laboratório de aplicações cosméticas para a América Latina da Merck.
Multiúso e sob medida
O BB cream como o conhecemos hoje - que agrega diversas funções e tem textura bem fininha, que não pesa nem deixa um toque gorduroso - é resultado de avanços tecnológicos. "As emulsões que usamos atualmente são levíssimas e suportam vários ingredientes. No caso do BB cream, podemos incluir agentes como a pró-vitamina B5, o ácido hialurônico ou derivados da ureia, todos hidratantes, filtros solares de última geração e difusores ópticos e polímeros preenchedores, que dão a impressão de pele aveludada e rugas menos aparentes", afirma a cosmetóloga Sonia Corazza, de São Paulo. "Um produto como esse pode ser customizado. Se o público-alvo for jovem, ganha um apelo de combate à oleosidade e disfarce dos poros dilatados. Se a ideia for satisfazer uma consumidora com pele madura, é possível incluir substâncias anti-idade. Há ainda os que têm ação clareadora", diz Silvana. O único alerta que os dermatologistas citam é que as mulheres devem olhar para o BB cream como um agente complementar. "A concentração de ativos de tratamento é baixa, ele traz benefícios à pele, mas não substitui produtos específicos para acne, rugas ou manchas", afirma Thaís Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como usar no dia a dia
Já que o produto funciona como hidratante e base, você pode passá-lo todos os dias logo após higienizar a pele. "A textura é igual a de um creme facial. Dá para espalhar com os dedos", diz a maquiadora Bel Lüscher, de São Paulo. "Se ficar insegura, use um pincel duo fibra, que ajuda a não deixar resíduos e garante um resultado homogêneo", sugere Ton Reis, maquiador do Rio de Janeiro. Caso após a aplicação ainda sobrem algumas imperfeições, como olheiras ou marcas de espinhas, utilize um corretivo líquido apenas nesses pontos. O BB cream só não é indicado para quem tem muitas manchas para esconder. "A cobertura é leve. Para um resultado mais poderoso e uniforme, o melhor é investir em uma base", sugere Bel.
Para testar já
Embora ainda seja um novato nas vitrines brasileiras, já existem ótimas opções de BB cream disponíveis por aqui
Dream Fresh BB, Maybelline, 29,90 reais (30 ml).
Lançado em fevereiro no país, funciona como primer, disfarça imperfeições e hidrata. Contém FPS 30 e está disponível em três tons.
BB Cream FPS 35, Dermage, 98 reais (30 g).
O primeiro BB cream fabricado no Brasil, hidrata, controla a oleosidade, previne rugas e tem FPS 35.
Prep+Prime Beauty Balm, M.A.C, 149 reais (30 ml).
Hidrata, age como primer e suaviza as linhas de expressão. Tem FPS 35.
0 comentários:
Postar um comentário