Créditos: Fica a dica
Todos nós sabemos que ter uma alimentação saudável traz benefícios para a saúde do nosso corpo e ponto final. Mas, não paramos para pensar que inclusive a dos olhos. Nutrientes de verduras, frutas, peixes e legumes podem ajudar a prolongar a saúde ocular, prevenir e ajudar a curar doenças oculares. Você sabia?! Não? Bem, você não está sozinha nesta.
É necessário saber, desde cedo, como preservá-los e consultar um especialista com regularidade.
Veja seis dicas de ouro para proteger a visão:
1. Mantenha uma distância segura das telas. Depois, se multiplicaram os computadores de mesa, adicionando dificuldade para enxergar a meia distância por um tempo prolongado. Isso sem mencionar o contraste das telas. Atualmente, o problema se agravou, já que as pessoas passam muito tempo expostas também a notebooks, e-books, tablets, smartphones e videogames cada vez menores. A distância, o contraste e o brilho podem causar fadiga ocular, incluindo dores de cabeça constantes, visão turva, olhos secos e irritados, e até falta de concentração. O ideal é a pessoa se manter afastada pelo menos entre 50cm e 60cm da tela do computador e no mínimo 40cm dos dispositivos móveis.
2. Se obrigue a fazer pausas para piscar. O normal é piscar cerca de 20 vezes por minuto. Mas o problema é que, com olhos fixos numa tela, seja para trabalhar, seja para estudar ou se distrair, as pessoas piscam metade das vezes que deveriam. Piscar é uma medida de proteção da visão, já que a pálpebra superior lubrifica a parte frontal dos olhos. Quando isso não ocorre como deveria, a córnea começa a se tornar ressecada e irritada. O ideal seria a cada 20 minutos, a pessoa parar e olhar durante 20 segundos para um ponto infinito (ou bem distante). Isso fará com que ela volte a piscar normalmente.
3. Adote uma alimentação mais saudável. Normalmente, as pessoas comem mal, poucas vezes ao dia e em grandes quantidades. O modelo ideal de refeição deve incluir frutas, legumes e verduras frescas – já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular, olho seco e tantas outras. Ovos e milho verde também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. Mas, não adianta comer mais frutas e verduras sem reduzir drasticamente a ingestão de sal. O sódio pode colocar tudo a perder quando ingerido em grande quantidade, levando ao desenvolvimento de catarata.
4. Cuide mais da hidratação diária. Além de tomar pelo menos um litro e meio de água por dia, é recomendável, também, trocar o cafezinho habitual pelo chá. No caso do chá verde, então, além de hidratante – que é ótimo na produção de lágrimas – a bebida contém catequina, uma substância antioxidante que, assim como as vitaminas C, E, e a luteína, pode defender os olhos da degeneração macular relacionada à idade e da catarata.
5. Seja mais cuidadoso com as lentes de contato. Portanto, além de manusear as lentes somente depois de lavar bem as mãos (o que deveria ser feito várias vezes ao dia, para ter melhor saúde), o usuário deve armazená-las sempre em estojo desinfectado, com solução indicada, além de jamais dormir de lentes – promovendo sua limpeza sempre antes de deitar.
6. Use óculos de sol. Até mesmo em dias nublados as pessoas deveriam se acostumar a proteger os olhos. Afinal, os raios UV deterioram a visão. Outra dica: invista em boas lentes. As lentes escuras devem bloquear pelo menos 99% dos raios UVA e UVB. Democráticos, os óculos de sol devem ser usados por crianças, adultos e idosos, e até mesmo por quem usa óculos ou lentes de contato
Saúde Ocular: Seis dicas para proteger a visão
Postado por
Luciane
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário