Foto: Reprodução Créditos: M de Mulher
Os cílios postiços nunca tiveram tanto destaque como hoje. Mas, antes de usar a abusar deles, é bom saber que recentemente a Academia Americana de Oftalmologia divulgou um artigo no qual alerta para os problemas que esses acessórios podem causar. Os especialistas mencionaram, entre outras coisas, infecção da córnea ou da pálpebra, reações alérgicas e irritação. Contudo, o recado aqui não é para aposentar esses itens capazes de proporcionar um olhar pra lá de marcante. “O importante é ter o máximo de cautela para minimizar os riscos”, diz Lara Murad Bichara, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Um cuidado, por exemplo, é ler direitinho as informações da embalagem. Isso porque algumas colas têm formaldeído. “Trata-se de uma substância potencialmente tóxica, principalmente quando usada na região periocular, ou seja, a área ao redor dos olhos, que é extremamente sensível”, conta Lara. Portanto, melhor fugir de opções com formaldeído. Garantir a maior limpeza possível é outro ponto fundamental. “Quando compartilhados por outras pessoas ou não higienizados, os cílios postiços podem ser potenciais fontes de processos infecciosos”, completa a especialista. Na hora de retirar, muito cuidado também. Se o processo não for realizado com delicadeza, é possível que ocorra a perda localizada de fios.
Se você faz parte da turma que usa lentes de contato, precisa ter atenção redobrada, já que sua sensibilidade na córnea é menor, daí as reações decorrentes da aplicação dos cílios podem ser percebidas tardiamente. Então fique esperta. Agora, um recado vale para todas: “Sempre que houver qualquer sintoma após o uso desse item, procure um oftalmologista.
De olho nos cílios postiços
Postado por
Luciane
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário